Capacitação em Auditoria e Financiamento do SUS – CAF/SUS
Administração, Saúde

Capacitação em Auditoria e Financiamento do SUS – CAF/SUS

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Sobre o curso

O Curso de Capacitação em Auditoria e Financiamento do SUS (CAF/SUS) foi criado para atender às necessidades de profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos e habilidades no campo da auditoria e financiamento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Com um conteúdo dinâmico e interativo, esta capacitação mergulha nas complexidades e desafios inerentes à gestão de recursos e na realização de auditorias eficientes no maior sistema de saúde pública do mundo. Este curso se destaca como uma ferramenta indispensável para aqueles que buscam impactar positivamente a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde em nosso país.

Esta capacitação apresenta os aspectos cruciais da auditoria e financiamento do SUS. Isso inclui uma compreensão aprofundada das políticas de saúde pública, os mecanismos de financiamento do SUS, e as melhores práticas de auditoria. Além disso, serão abordados temas como a legislação vigente, os desafios contemporâneos e as estratégias para lidar os recursos do SUS. Com uma combinação de teoria e prática interativa, o curso proporciona uma visão prática e realista das operações desenvovidas na área de saúde, preparando os alunos para enfrentar os desafios reais em cada setor.

Domine a auditoria e o financiamento do SUS com nossa capacitação exclusiva! Torne-se um especialista em otimizar recursos, garantindo a eficiência e a sustentabilidade financeira na saúde pública. Destaque-se no setor, agregando valor estratégico e promovendo a transparência e a accountability. Inscreva-se e seja um líder transformador na gestão da saúde pública!

Fundamentação Teórica

– A metodologia deste Curso de SUS será na modalidade a distância (EAD) disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE. Nesta modalidade de curso o aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer tempo e lugar;
– O acompanhamento pedagógico será implementado na proporção de um tutor para cada 30 alunos e serão utilizadas atividades síncronas e assíncronas como recursos metodológicos disponíveis, como exemplo: fóruns, questionários, sala de cafezinho, chat, email, grupo de discussão, etc; e
– Outras estratégias poderão ser utilizadas como: pesquisas exploratórias, estudos lúdicos, atividades interativas, fichamento de textos, etc.

Objetivos

– Conhecer a evolução histórica das Políticas de Saúde no Brasil;
– Identificar os diferentes conceitos envolvidos no processo de regulação, controle e avaliação de sistemas e serviços de saúde;
– Analisar a integração entre essas três grandes áreas da gestão em saúde, conhecendo sua inserção no contexto histórico, político e social da saúde no Brasil; e
– Compreender as implicações práticas da aplicação dessas ações no contexto do Sistema Único de Saúde.

Conteúdo Programático

1. Evolução histórica das Políticas Públicas de Saúde no Brasil (30 horas)
1.1 A Política de Seguridade Social e o Direito à Saúde
1.2 Lei 8.080/90 e a Lei 8.142/90
1.3 Princípios e Diretrizes do SUS
1.4 Normas Operacionais da Saúde
1.5 Pactos pela Saúde
1.6 Modelos de Atenção à Saúde
1.7 Planejamento em Saúde
1.8 Programação Pactuada e Integrada – PPI
1.9 Financiamento do SUS
1.10 Emenda Constitucional 29 e a Lei de Responsabilidade Fiscal
1.11 Fundos de Saúde
1.12 A participação Popular e o Controle Social
1.13 Conselhos de Saúde

2. A Auditoria em Saúde (30 horas)
2.1 “Porque tenho medo de ser auditado?”
2.2 Auditoria do SUS
2.3 Auditoria da Atenção à saúde e das ações e serviços de saúde ambulatoriais
2.4 Auditoria da Atenção: ações e serviços ambulatoriais
2.5 Auditoria da Atenção à saúde: ações e serviços de saúde hospitalares
2.6 Auditoria da Atenção: ações e serviços hospitalares
2.7 Auditoria de Gestão de Sistemas de Saúde e recursos financeiros
2.8 Auditoria de Gestão dos Sistemas de Saúde
2.9 Auditoria de recursos do SUS

3. O Financiamento do SUS (40 horas)
3.1 Histórico do Financiamento Público da Saúde
3.1.1 Antecedentes
3.1.2 As crises do financiamento e a busca de novas fontes
3.2 A Emenda Constitucional n. 29 de 13 de setembro de 2000
3.2.1 Considerações
3.2.2 A Emenda Constitucional n. 29/2000 e seus principais pontos
3.2.3 A Resolução n. 322 de 8 de maio de 2003 (Antiga Resolução n. 316 de abril de 2002) do CNS
3.2.4 A Portaria GM/MS n. 2.047 de 5 de novembro de 2002
3.2.5 O acompanhamento da Emenda Constitucional n. 29
3.2.6 O Sistema de Informação de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS)
3.3 Gastos Públicos em Saúde por Esfera de Governo no Brasil
3.3.1 Introdução
3.3.2 Distribuição da arrecadação segundo principais tributos
3.3.3 Distribuição da arrecadação e da receita disponível
3.3.4 Distribuição federativa do gasto social
3.3.5 Evolução do gasto das três esferas de governo
3.4 Mecanismos e Critérios de Transferência de Recursos Federais e Estados e Municípios
3.4.1 Introdução
3.4.2 O início das transferências regulares e automáticas
3.4.3 Por que são importantes critérios explícitos para orientar a alocação/transferência de recursos?
3.4.4 As transferências sob a égide da NOB 01 de 1996
3.4.5 O advento das Normas Operacionais da Assistência à Saúde
3.4.6 Mudanças recentes: a criação dos blocos

Informações Gerais

– A Turma D24 do do Curso de Capacitação em Auditoria e Financiamento do SUS (CAF/SUS) será realizada no período de 01/04/2024 a 30/04/2024.
– O investimento no curso terá o custo de 01 (uma) única parcela de R$ 300,00 (trezentos reais), aplicando-se a todos os meios de pagamentos (empenho, boleto, cartão de crédito, etc.).
– As vagas são ilimitadas, ressaltando-se que a partir de 10 (dez) alunos podemos ofertar cursos para “turmas fechadas” em quaisquer épocas do ano, a cargo do contratante.
– O CAF/SUS é destinado a profissionais da saúde, gestores públicos, auditores, contadores, e qualquer pessoa interessada em aprofundar seu entendimento sobre o funcionamento do SUS, especialmente no que tange à sua auditoria e financiamento. .
– A carga horária do curso será de 100 (cem) horas.
– O curso terá a participação de tutor especialista no tema do curso.
– Coordenador de EAD, Conteudista, Design Instrucional e Tutor: Prof. MSc. Cássio Murilo Alves Costa.
– Utilize da aprendizagem ubíqua neste curso e desbrave o mundo do conhecimento com comodidade e autonomia em qualquer tempo ou lugar, via Ambiente Virtual de Aprendizagem – MOODLE.
– O Certificado de Conclusão, coroando um momento de vitória, empenho e dedicação, será emitido na própria sala virtual do curso e assinado pela renomada Empresa Mais E-duc, graduada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), após o cursista obter aprovação em todas as atividades avaliativas.
– A automação do processo de emissão do certificado acelera o reconhecimento de seu sucesso para futuras conquistas. Não se esqueça de preencher todos os dados na matrícula, essenciais para a emissão correta do certificado.
– Nosso compromisso é tornar sua jornada educacional mais acessível e gratificante.

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