Sobre o curso
A promoção da saúde, como uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como um modo de pensar e de operar articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde.
No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso País – como, por exemplo: violência, desemprego, subemprego, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ou ausente, dificuldade de acesso à educação, fome, urbanização desordenada, qualidade do ar e da água ameaçada e deteriorada; e potencializam formas mais amplas de intervir em saúde.
Fundamentação Téorica
- A metodologia do CPS será a educação a distância (EAD), disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE. Nesta modalidade de ensino/aprendizagem, o aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade;
- O acompanhamento pedagógico será implementado por tutores especialistas e serão utilizadas estratégias síncronas e assíncronas, com os seguintes recursos metodológicos disponíveis: fóruns, questionários, glossário, sala de cafezinho, chat, e-mail, grupo de discussão etc.
- Outras estratégias poderão ser utilizadas como: pesquisas exploratórias, estudos lúdicos interativos, fichamento de textos, análise de vídeos etc.
Objetivos
a. Geral
Tradicionalmente, os modos de viver têm sido abordados numa perspectiva individualizante e fragmentária, e colocam os sujeitos e as comunidades como os responsáveis únicos pelas várias mudanças/arranjos ocorridos no processo saúde-adoecimento ao longo da vida. Contudo, na perspectiva ampliada de saúde, como definida no âmbito do movimento da Reforma Sanitária brasileira, do SUS e das Cartas de Promoção da Saúde, os modos de viver não se referem apenas ao exercício da vontade e/ou liberdade individual e comunitária. Ao contrário, os modos como sujeitos e coletividades elegem determinadas opções de viver como desejáveis, organizam suas escolhas e criam novas possibilidades para satisfazer suas necessidades, desejos e interesses pertencentes à ordem coletiva, uma vez que seu processo de construção se dá no contexto da própria vida.
b. Específicos
- Analisar as bases conceituais da Promoção da Saúde no Mundo
- Analisar as bases conceituais da Promoção da Saúde na América Latina
- Identificar a evolução histórica das Políticas de Saúde no Brasil
- Conhecer a Política Nacional de Promoção da Saúde
Conteúdo Programático
1. Promoção da Saúde no Mundo: Bases teórico-conceituais (20 horas)
1.1 Conceitos e antecedentes
1.2 Declaração de Alma Ata
1.3 A I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde e a Carta de Ottawa
1.4 A II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde e a Declaração de Adelaide: Políticas Públicas Saudáveis
1.5 A III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde e a Declaração de Sundsvall: Criação de ambientes Favoráveis à Saúde
1.6 A IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde e a Declaração de Jakarta: Promoção da Saúde parra Além do Século XXI
1.7 Declaração do México − Promoção da Saúde: Rumo a Maior Equidade (5ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde)
1.8 Carta de Banguecoque (Tailândia) − Promoção da Saúde num Mundo Globalizado (6ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde)
1.9 A Promoção da Saúde na Nova Política Mundial de Saúde da OMS
2. A Promoção da Saúde na América Latina (20 horas)
2.1 A Declaração de Santa Fé de Bogotá
2.2 A Carta Caribenha sobre Promoção da Saúde
2.3 Plano de Ação Regional para a Promoção da Saúde
2.4 Consórcio Interamericano de Educação em Saúde e Promoção da Saúde
3. Evolução Histórica das Políticas Públicas de Saúde no Brasil (20 horas)
3.1 A Política de Seguridade Social e o Direito à Saúde
3.2 Lei 8.080/90
3.3 Modelos de Atenção à Saúde
4. A Promoção da Saúde no Brasil (30 horas)
4.1 A Política Nacional de Promoção da Saúde
4.2 As relações entre Saneamento, Saúde e Ambiente com a Promoção da Saúde
4.3 A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e o SUS
5. Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (30 horas)
5.1 A política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares
5.2 A política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares e a Promoção de Saúde
6. Educação em Saúde (30 horas)
6.1 Politica Nacional de Educação em saúde Educação em saúde x Promoção de Saúde
6.2 Educação em saúde x promoção de saude
Informações Gerais
- A Turma K23 do Curso de Capacitação em Promoção da Saúde (CPS) será realizada no período de 06/11/2023 a 05/12/2023;
- ATENÇÃO – Valor do Curso: 01 (uma) única parcela de R$ 300,00 (trezentos reais), isto se aplicando a todos os tipos de pagamentos (empenho, boleto, cartão de crédito, etc.).
- O CPS é destinado aos gestores, profissionais de saúde, estudantes e interessados pelo tema;
- A carga horária do curso será de 150 (cento e cinquenta) horas, e o Certificado de Conclusão será expedido/assinado pela Empresa Mais E-duc Solução em Educação a Distância Ltda, uma empresa de educação a distância graduada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB);
- O curso terá a participação de tutores especialistas em gestão e promoção da saúde;
- Coordenador de EAD, Conteudista e Design Instrucional: Prof. Msc. Cássio Murilo Alves Costa;
- Tutora Especialista: Prof. MSc. Daiana Rocha Silva Tavares; e
- Este curso será totalmente a distância, realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Certificado expedido/assinado pela Mais E-duc e enviado por Correios.